AVEC - Associação Vitória em Cristo
Verdade Gospel - Portal gospel de notícias do Brasil
Central Gospel Music
Editora Central Gospel
CLIQUE AQUI e ative sua chave de acesso ao Curso Internacional de Teologia.
 
MÓDULO I - FUNDAMENTOS DO CRISTIANISMO

O Módulo Fundamentos do Cristianismo é formado por disciplinas que abordam os principais temas e doutrinas que baseiam a fé cristã. Através desse estudo dirigido, o aluno poderá aprofundar os seus conhecimentos, fortalecer a sua fé e estar capacitado para responder a qualquer pessoa a razão da sua esperança (1 Pe 3.15).

 

Nesse módulo, abordamos os seguintes temas:

  • Por que somos cristãos?
  • A Bíblia é a Palavra de Deus.
  • A divindade de Jesus.
  • A salvação pela graça por meio da fé em Cristo.
  • A pessoa e a obra do Espírito Santo.
  • As ordenanças da Igreja.
  • O temor do Senhor, o perdão e a submissão às autoridades.
  • O que é ser um adorador e qual é o propósito do louvor e da adoração?
  • O grande amor de Deus, a morte substitutiva de Cristo e as suas consequências.
  • O ministério de Cristo e da Igreja.
  • A fé como um elemento essencial para a vida cristã.

 

Disciplinas

 

Professores

 
Fundamentos da Fé

A disciplina Fundamentos da Fé proporciona o aprendizado das principais bases do Cristianismo discutidas e consolidadas pela Igreja ao longo dos anos. Os temas abordados são de suma importância para o cristão de hoje, pois as igrejas locais estão enfrentando uma invasão de falsas doutrinas, que distorcem os verdadeiros princípios bíblicos.  

Está organizada em seis aulas, as quais são compostas de videoaulas, esboços e aprofundamento de estudos por meio da leitura de textos e de questões para reflexão, acompanhadas de expectativas de resposta, para a autoavaliação da aprendizagem.

O estudo desta disciplina é indispensável para todo aquele que deseja ampliar seus conhecimentos sobre as doutrinas básicas do Cristianismo e edificar sua fé sobre o único fundamento: Cristo.

Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo (1 Co 3.11).

 
Temor do Senhor

A disciplina Temor do Senhor traz em si a abordagem de três temas indispensáveis para toda a pessoa que anseia por conhecer a Deus e por viver uma vida abundante diante dele: o temor do Senhor, o perdão e a submissão às autoridades.

O temor do Senhor é o tema central desta disciplina, a partir do qual os outros dois se desenvolvem. Temer a Deus nos conduz ao conhecimento e à presença dele, nos motiva a obedecer aos Seus mandamentos e a viver de maneira exemplar diante dos homens. Nisto se constitui a verdadeira sabedoria (Pv 1.7; 2.5).

Se você deseja tornar-se sábio, desfrutar da proteção e das bênçãos divinas e gozar da vida plena que Deus tem para lhe oferecer, aprenda sobre o temor do Senhor e obedeça fielmente à Sua Palavra (Pv 14.27; 19.23; 22.4).

A disciplina é composta de três videoaulas, esboços e aprofundamento de estudos por meio da leitura de textos e de questões para reflexão, acompanhadas de expectativas de resposta, para a autoavaliação da aprendizagem.

No temor do SENHOR, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. O temor do SENHOR é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte (Pv 14.26,27).

 
Louvor e Adoração

A disciplina Louvor e Adoração é essencial para todo cristão que anseia por crescimento na compreensão e no conhecimento pessoal de Deus e por viver uma vida de real intimidade com Ele. Não há vida cristã sem adoração e não é possível adorarmos a Deus sem antes provarmos do Seu amor, da Sua graça e sermos tocados pelo Seu Espírito Santo.

Para atingir esses objetivos, a disciplina Louvor e Adoração apresentará os princípios bíblicos da adoração, trazendo esclarecimento a respeito de importantes questões como: O que é adoração? Por que adoramos? Quem é a prioridade na adoração? Existe uma forma correta de adorar? Qual é a função da música no Reino de Deus? Quais são as características e as responsabilidades do verdadeiro adorador? Tais temas mostram-se relevantes, pois muitos cristãos que desejam adorar com sinceridade não sabem como fazê-lo.

A disciplina é composta de cinco videoaulas, esboços e aprofundamento de estudos por meio da leitura de textos e de questões para reflexão, acompanhadas de expectativas de resposta, para a autoavaliação da aprendizagem.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem (Jo 4.23).

 
A Essência do Evangelho

A disciplina A Essência do Evangelho tem como principal tema o grande amor de Deus, demonstrado em sua plenitude no sacrifício substitutivo de Cristo. Nisso se resume o princípio da troca divina: Jesus, o próprio Deus encarnado, vivenciou todos os sentimentos, sofrimentos e tentações da vida humana, porém não pecou; morreu em nosso lugar, para purificação dos nossos pecados, e triunfou sobre a morte, conquistando, para todos os que nele creem, vitórias em todas as áreas da vida: espiritual, emocional, física e material.

Partindo desse princípio, ainda nessa disciplina veremos que, em Cristo, a Igreja triunfa sobre o reino das trevas (2 Co 2.14; Cl 2.14,15), fortalece a sua fé para cumprir os propósitos de Deus (Mt 17.20) e conta com os anjos, que são espíritos ministradores, para agir ao seu favor (Hb 1.14).

A disciplina é composta de cinco videoaulas, esboços e aprofundamento de estudos por meio da leitura de textos e de questões para reflexão, acompanhadas de expectativas de resposta, para a autoavaliação da aprendizagem.

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados (Is 53.4,5).

 
Conexão Cristo

A disciplina Conexão Cristo é fundamentada nos quatro primeiros versículos de Atos 1, partindo da verdade de que o Cristo dos Evangelhos é o mesmo Cristo que atua na Igreja hoje. T. L. Osborn compartilha suas experiências de ministério baseado na ideia de que os primeiros versículos de Atos contêm a conexão entre o Jesus dos Evangelhos e o Jesus que opera através de nós.

Conexão Cristo apresenta um ensino concernente à vida e ao ministério de Jesus, nosso modelo e fonte de inspiração, enfatizando como o Senhor entregou esse ministério à Igreja, para que esta dê continuidade às obras que Ele começou a fazer e a ensinar (At 1.1).

A disciplina é composta de sete videoaulas, esboços e aprofundamento de estudos por meio da leitura de textos e de questões para reflexão, acompanhadas de expectativas de resposta, para a autoavaliação da aprendizagem.

Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes (At 1.1-4).

 

 
Vivendo pela Fé

A disciplina Vivendo pela Fé apresenta a todo cristão a importância do exercício da fé. Ensina, com base nas Escrituras, por que a fé é essencial para o homem e revela de que maneira ela pode ser adquirida.

Tudo é possível para Deus (Mt 19.26). A fé não somente possibilita ao homem acreditar nessa verdade, mas faz com que ele vivencie os milagres divinos.

A fé está além do que é aparente (Hb 11.1). Viver pela fé é enxergar o inexistente como algo real e concreto. Momentos de tribulações são inevitáveis na vida do cristão, porém, com fé em Deus e no agir dele, somos mais que vencedores.

O objetivo da disciplina Vivendo pela Fé é trazer à consciência a eficácia e o poder que a fé em Deus e em sua provisão tem sobre a vida do homem.

Está organizada em duas aulas, as quais são compostas de videoaulas, esboços e aprofundamento de estudos por meio da leitura de textos e de questões para reflexão, acompanhadas de expectativas de resposta, para a autoavaliação da aprendizagem.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).